Política
por Anderson Ramos
Publicado em 07/05/2026, às 13h41
Rafael Guimarães de Carvalho foi exonerado do cargo de coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) na Bahia. A portaria com a exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (7).
Rafael foi nomeado ao cargo em 2023, através da indicação do senador Angelo Coronel, que hoje está no Republicanos e na época era filiado ao PSD. A chegada dele foi em substituição a Jackson Carvalho, nome indicado pelo deputado federal Adolfo Viana (União Brasil-BA) para o lugar do advogado Lucas Lobão, afastado do posto em 2021.
Se trata da primeira baixa da família Coronel em cargos federais, após o rompimento com o governo Jerônimo Rodrigues (PT). No lugar de Rafael foi nomeado Edgar Sousa Santos Filho.
Alvo da Overclean
Em dezembro de 2024, Rafael foi um dos alvos da Operação Overclean da Polícia Federal, que investiga desvios superiores a R$1,3 bilhão de recursos oriundos de emendas parlamentares para o Dnocs. Na ocasião a PF cumpriu mandados de busca e apreensão contra ele.
Na época, a operação prendeu 15 pessoas, entre elas o ex-coordenador do DNOCS na Bahia, Lucas Lobão Vieira, e fez busca e apreensão contra outros 43 alvos, entre eles o ex-coordenador do órgão, Jackson Carvalho, indicado pelo deputado Adolfo Viana (PSDB-BA).
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Oportunidade
Super desconto
Imperdível
Despencou o preço