Política
por Daniel Serrano
Publicado em 14/04/2026, às 20h06 - Atualizado às 20h06
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu, nesta terça-feira (14), os ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça como presidente e vice-presidente da Corte, respectivamente.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
Nunes Marques vai comandar o TSE no lugar da ministra Cármen Lúcia, que antecipou sua saída do cargo. Com isso, os ministros indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assumem o comando da Corte durante uma eleição geral.
A data da posse ainda não foi divulgada. A previsão inicial era de que a mudança no comando do TSE só ocorresse entre o fim de maio e o começo de junho.
O TSE é composto por sete ministros: três são também ministros do Supremo Tribunal Federal (STJ) ; outros dois também são ministros do Superior Tribunal de Justiça; mais dois são da chamada classe dos juristas, advogados nomeados para o cargo. Os magistrados são escolhidos para atuar em períodos de dois anos, podendo ser renováveis por mais dois.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato