Política

Inelegibilidade de Bolsonaro não é bem vista por parte dos ministros do STF; saiba motivo

Divulgação
O julgamento contra o ex-presidente será retomando nesta quinta (29)  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 29/06/2023, às 08h11


FacebookTwitterWhatsApp

A possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornar inelegível em um processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que será retomado nesta quinta-feira (29), é encarada com “ressalvas” por uma parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a coluna de Bela Megale no jornal O Globo, três ministros da Corte entendem que existem motivos para uma derrota de Bolsonaro no TSE. No entanto, a condenação neste momento pode favorecer o ex-presidente.

O entendimento é que Bolsonaro e seu partido, o PL, terão um tempo maior para construir a imagem de uma candidatura bolsonarista para 2026. Além disso, o ex-presidente teria um período maior para emplacar uma narrativa de que o ex-chefe do Executivo federal seria vítima de uma perseguição política.

No entanto, os integrantes do STF acreditam que o caso precisa ser apreciado antes que o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, o ministro Benedito Gonçalves, deixe o cargo, prevista para ocorrer em novembro. Gonçalves é o relator do processo contra o ex-presidente e fez um voto duro pela inelegibilidade de Bolsonaro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp