Política
por Héber Araújo
Publicado em 27/04/2026, às 06h00
O Veículo Leve sobre Trilho (VLT) deu, no sábado (25), mais um passo para sua consolidação na Cidade Baixa. Isso porque o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu a licença ambiental para a construção da Etapa 4 da estrutura, expandindo o sistema de transporte em 2,14 km.
Segundo a Portaria Nº 34.643, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a expansão se dará entre as regiões de São Joaquim e Comércio. O trecho se juntará ao Trecho 1 do VLT, que partirá da Calçada até a Ilha de São João.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
Ainda conforme determinou a portaria do Inema retira a titularidade da Companhia de Transportes da Bahia (CTB) e repassa ao Consórcio Expresso Mobilidade Salvador. Dessa forma, ocorreria a desburocratização do início das intervenções físicas no local, fazendo com que o consórcio executor assuma a responsabilidade ambiental e técnica da obra.
O novo trecho prevê que sejam implementadas estações em regiões de muita movimentação de pessoas, como a Feira de São Joaquim, o Terminal de Ferry-Boat e o Terminal da França. No momento, o VLT está com 30% de toda sua estrutura pronta e já tem trens em fase de teste.
As obras ainda receberam um financiamento do Novo PAC para R$ 16 milhões, que pretendem financiar os estudos para implementar o VLT para conectar Salvador até Alagoinhas. Além disso, o sistema terá conexões com o metrô em três pontos, sendo eles:
Classificação Indicativa: Livre
Imperdível
Super desconto
Café perfeito
famoso copo
Imperdível