Política
por Anderson Ramos
Publicado em 21/07/2026, às 09h26 - Atualizado em 22/07/2026, às 13h35
A empresa Líder Brasileira em Grupos e Serviço (LGBS) virou alvo de questionamentos após um suposta caso de intoxicação alimentar no Hospital Geral Roberto Santos vir à tona. Relatos apontam que profissionais de saúde passaram mal depois de consumirem alimentos fornecidos pelo serviço de nutrição da unidade.
Embora o hospital tenha afirmado que as amostras encaminhadas para análise laboratorial não tenham identificado qualquer inconformidade ou contaminação nos alimentos analisados, as suspeitas recaíram sobre a empresa.
A LBGS foi contratada em janeiro deste ano para realizar o serviço de fornecimento de alimentação hospitalar no Roberto Santos e também na Maternidade Tsylla Balbino. O valor do contrato assinado no dia 8 de janeiro foi de R$ 58 milhões, com vigência de 12 meses.
A empresa tem sede em São Paulo e tem capital social de R$ 5,3 milhões. No quadro sócios estão o empresário Guilherme da Silva Bonadio e a holding GSB Participações LTDA. As atividades secundárias chamam a atenção. A empresa descreveu que além de função principal, que é o fornecimento de alimento, ela atua em mais de 21 atividades, que vai de instalação e manutenção elétrica, serviços de engenharia, até atividades de terapia de nutrição enteral e parenteral.
Em nota enviada ao BNews, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a LGBS foi contratada por meio de processo licitatório, em conformidade com a legislação vigente e com a observância de todos os critérios técnicos e legais estabelecidos.
A Sesab disse, ainda, que "seguirá monitorando de forma permanente os serviços prestados na unidade".
A LGBS enviou comunicado ao BNews informando que a ocorrência foi formalmente registrada pelo Serviço de Nutrição e Promoção da Saúde (SENUT) em 6 de julho e que foram iniciados todos os protocolos internos de apuração e controle.
"Na data da ocorrência, a LBGS produziu e distribuiu 4.973 refeições, entre café da manhã, almoço e ceia. As oito notificações representam aproximadamente 0,16% do total de refeições fornecidas naquele dia, comprovando desta forma que o fato gerador do que fora notificado não possui qualquer relação com a qualidade dos alimentos manuseados ou servidos", alega a empresa.
A empresa ainda destaca que os laudos técnicos emitidos concluíram que as amostras analisadas não apresentaram indícios de deterioração, contaminação ou qualquer desconformidade sanitária, e indica que a ocorrência tratou de evento estranho aos consumos dos alimentos.
"Os próprios laudos registram que os quadros apresentados podem estar associados a outros fatores, incluindo condições individuais, agentes virais, toxinas ou outras causas alheias aos alimentos analisados. Da mesma forma, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) esclareceu que as análises realizadas não identificaram contaminação nos alimentos submetidos aos exames laboratoriais".
Confira a nota na íntegra:
No dia 04 de julho de 2026, por volta das 13h04, nossa equipe de Qualidade foi informada pela Coordenação da UTI sobre o relato de mal-estar apresentado por oito pessoas, que exercem atividades em um mesmo departamento do hospital, após supostamente essas terem realizaram refeição no restaurante da unidade hospitalar.
A notificação formal foi encaminhada pelo Serviço de Nutrição e Promoção da Saúde (SENUT) em 06 de julho de 2026, dando início aos protocolos de apuração. A ocorrência foi formalmente registrada pelo Serviço de Nutrição e Promoção da Saúde (SENUT) em 06 de julho de 2026, ocasião em que foram iniciados todos os protocolos internos de apuração e controle.
Na data da ocorrência, a LBGS produziu e distribuiu 4.973 refeições, entre café da manhã, almoço e ceia. As oito notificações representam aproximadamente 0,16% do total de refeições fornecidas naquele dia, comprovando desta forma que o fato gerador do que fora notificado não possui qualquer relação com a qualidade dos alimentos manuseados ou servidos, conforme resultado do laudo apresentado na imagem no parágrafo seguinte.
Desde o primeiro momento, a empresa adotou todas as medidas previstas em seus protocolos internos e na legislação sanitária vigente. Em conformidade com as Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos, foram preservadas as amostras de todas as preparações servidas na data dos fatos, as quais foram encaminhadas para análise laboratorial.
Os laudos técnicos emitidos concluíram que as amostras analisadas não apresentaram indícios de deterioração, contaminação ou qualquer desconformidade sanitária, desta forma constatamos que a ocorrência tratou de evento estranho aos consumos dos alimentos.
Os próprios laudos registram que os quadros apresentados podem estar associados a outros fatores, incluindo condições individuais, agentes virais, toxinas ou outras causas alheias aos alimentos analisados. Da mesma forma, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) esclareceu que as análises realizadas não identificaram contaminação nos alimentos submetidos aos exames laboratoriais.
A LBGS atua há anos no mercado nacional, prestando serviços de alimentação para instituições públicas e privadas em diversos Estados brasileiros. Ao longo de sua trajetória, consolidou uma atuação pautada pela excelência operacional, pela conformidade regulatória e pelo compromisso permanente com a segurança dos usuários dos serviços.
Como reconhecimento desse compromisso com a qualidade assistencial e a segurança dos processos, a empresa atua em ambiente hospitalar que possui Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação).
A certificação ONA é uma das mais relevantes do setor de saúde brasileiro e atesta que os processos assistenciais e de apoio seguem elevados padrões de qualidade, segurança do paciente, gestão de riscos e melhoria contínua. Trata-se de um sistema que exige integração entre as equipes, controle rigoroso dos processos e monitoramento permanente dos serviços prestados.
Nesse contexto, merece destaque o trabalho desenvolvido pela equipe de fiscalização do contrato e pelas áreas técnicas do Hospital Geral Roberto Santos. A fiscalização é realizada de forma contínua e presencial, com atuação diária nas instalações da cozinha, acompanhando todas as etapas da produção e distribuição das refeições. Esse trabalho é desenvolvido em conjunto pelo Serviço de Nutrição e Promoção da Saúde (SENUT), pela Diretoria do Hospital, pelo Fiscal do Contrato e pela equipe técnica da LBGS, assegurando o cumprimento rigoroso das normas sanitárias, dos requisitos contratuais e dos padrões de qualidade exigidos para a alimentação hospitalar.
A empresa reforça que sempre atuou de forma transparente, colaborando integralmente com a instituição contratante e com os órgãos competentes, disponibilizando todas as informações, documentos e evidências técnicas necessárias para a completa apuração dos fatos.
A LBGS compreende a preocupação gerada por qualquer ocorrência envolvendo alimentação hospitalar e reafirma que toda notificação é tratada com absoluta seriedade. Entretanto, é igualmente importante que as informações divulgadas à sociedade reflitam os resultados técnicos, reais, produzidos pelos órgãos e profissionais competentes, permitindo uma compreensão equilibrada e baseada em evidências.
A LBGS reafirma seu compromisso com a segurança alimentar, a ética, a transparência e a qualidade dos serviços prestados. Os elementos técnicos disponíveis demonstram que não foram identificadas irregularidades nas refeições analisadas, sendo tais fatos apresentados pela veículos de imprensa fatos isolados.
Com uma operação que diariamente fornece milhares de refeições, presença consolidada em diversos Estados brasileiros, rigorosos protocolos de qualidade e fiscalização permanente, a LBGS seguirá desempenhando suas atividades com responsabilidade, respeito aos pacientes e compromisso com a melhoria contínua, confiando que a completa apuração dos fatos ocorrerá com base em critérios técnicos, científicos e imparciais.
Classificação Indicativa: Livre
Baita desconto
som poderoso
Smartwatch top
Imperdível
som poderoso