Política

Investigação da CGU indica fraudes em convênios do Sebrae Nacional; saiba detalhes

Divulgação / Sebrae Nacional
Indícios encontrados pela Controladoria indicam fraudes, superfaturamento e desvios no Sebrae Nacional  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Sebrae Nacional
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 21/12/2023, às 06h48 - Atualizado às 06h50


FacebookTwitterWhatsApp

A Controladoria-Geral da União (CGU) está investigando o Sebrae Nacional por suspeita de fraudes, superfaturamento e desvios nos convênios adotados pelo serviço. Após uma apuração o órgão recomendou a abertura de um processo administrativo disciplinar contra o Sebrae. Além deles, todas as entidades beneficiadas de forma indevida deverão devolver os prejuízos que deram aos cofres públicos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Por ser uma das organizadoras do Sistema S a fiscalização desses gastos fica sob competência da CGU. Questionado pelo UOL sobre a situação, o Sebrae informou que uma sindicância está apurando o caso. "A atual gestão do Sebrae atua em conformidade com as diretrizes dos seus órgãos de controle e a legislação vigente e preza pela absoluta transparência, governança dos recursos e cumprimento da sua missão institucional", diz o Sebrae.

Essa investigação interna tem apurado eventuais irregularidades nos convênios assinados entre os anos de 2019 e 2020, ou seja, na gestão anterior. Até o momento, três convêncios de 2019 foram analisados e possuiam um valor total de R$15,3 milhões. Com os potenciais desvios, o valor do prejuízo é de, pelo menos, R$9,8 milhões. Matéria com informações da colunista Natália Portinari, do UOL.

Assista ao Radar BNews dessa quarta-feira(20):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp