Política

Itapetinga: única vereadora de esquerda, Sibele Nery fala sobre desafios do mandato na cidade e relação com prefeito

BNews

Vereadora recebeu equipe do BNews em seu gabinete para uma conversa sobre a política local

Publicado em 03/08/2022, às 14h53 - Atualizado às 14h55    BNews    Eduardo Dias e Yuri Abreu*

Única vereadora de esquerda na Câmara Municipal de Itapetinga, Sibele Nery (PT) recebeu a equipe do BNews em seu gabinete na terça-feira (2) e falou sobre os desafios do mandato na cidade e sua relação com colegas e com o Poder Executivo, comandado pelo prefeito Rodrigo Hagge (MDB).

Dos 15 parlamentares da Câmara da cidade, apenas duas são mulheres. No entanto, apenas Sibele é alinhada à esquerda e faz parte da oposição ao governo municipal. 

"Não é fácil, sobretudo ter esse papel, de estar representando a comunidade, como Itapetinga, que é cheia de anseios.Temos um parlamento com a única vereadora, dos 15, de oposição. Temos duas mulheres, mas apenas eu sou de oposição. Ser mulher e estar na política todos os dias é como a gente estar arrebentando as portas do machismo, ma misoginia, de tantos preconceitos que ainda temos porque a mulher ainda não conseguiiu, apesar de ser a maior parte da população, essa ocupação na maior parte desses espaços de poder", disse.

"E a política é um espaço de poder importante. É onde a gente toma decisões que são importantes para modificar a vida das pessoas. A política, infelizmente, ainda é um lugar de resistência para nós. Digo isso porque aqui não tem sido fácil, ser uma vereadora de oposição, tendo que me manifestar mais duramente, me sinto só dentro do parlamento. Mas digo também que, sendo de oposição, eu não sou contra projetos que venham para ser de benefício para a comunidade, mas não posso ser a favor daquilo que eu enxergo como sendo algo que vá tirar direitos. Não é fácil, mas é lugar de resistência", pontuou Sibele.

Sobre sua relação com a gestão de Rodrigo Hagge, Sibele fes questão de enfatizar que faz uma oposição firme à gestão dentro do legislativo, mas que na vida pessoal não tem "nada contra o prefeito". 

"Do ponto de vista pessoal, não tenho nada contra o prefeito Rodrigo. Mas, o bloco de oposição busca sempre estar firme em situações como contratos que a gente vê que não têm trazido benefícios para a população, a situação da saúde, que é gritante. Temos nos posicionado firmemente. Então, do ponto de vista das críticas, estamos sempre firmes para fazê-las. A gente enquanto oposição não podemos ver coisas absurdas acontecendo no muncípio e concordar. Não estamos aqui para bater carimbo, mas sim para fiscalizar", afirmou a vereadora. 

*O repórter viajou para a cidade de Itapetinga

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre