Política

Jaques Wagner ganha concorrência para vaga em pasta importante de Lula; veja nome

Pedro França/Agência Senado
Senador Jaques Wagner (PT-BA) saiu na frente na disputa pelo cargo durante a COP27, no Egito  |   Bnews - Divulgação Pedro França/Agência Senado

Publicado em 18/11/2022, às 18h05 - Atualizado às 18h35   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Jaques Wagner (PT-BA) ganhou um concorrente para a vaga no Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores)

O nome do petista ao cargo começou a ganhar força durante a realização da Conferência do Clima (COP27), realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no Egito.

Para o evento, Wagner havia recebido missões específicas do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e que são relacionadas a chanceleres em encontros realizados fora do Brasil. Além disso, pesa o fato de Lula e Wagner serem muito próximos um do outro.

Contudo, de acordo com a GloboNews, o ex-governador da Bahia tem um "oponente" nessa disputa: trata-se do advogado e diplomata Mauro Vieira, que já havia atuado na função de chanceler no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), entre 1º de janeiro de 2015 e 12 de maio de 2016.

Atualmente, Vieira, que tem 71 anos, atua como embaixador do Brasil na Croácia. Diante da possibilidade de reassumir o cargo, ele teria interrompido as férias para ir ao Egito participar das agendas com Lula duarante a COP27.

Contaria a favor dele o fato de ser um nome técnico, especialmente em um momento no qual o Brasil vai tentar recuperar a imagem desgastada no exterior durante os quatro anos da gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp