Política

Javier Milei expõe racha no governo ao acusar vice-presidente de proximidade com esquerda; saiba detalhes

Reprodução/X
Em entrevista, Javier Milei afirma que sua vice “não tem nenhuma ingerência na tomada de decisões”  |   Bnews - Divulgação Reprodução/X
Redação Bnews

por Redação Bnews

[email protected]

Publicado em 23/11/2024, às 08h29



O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que sua vice-presidente, Victoria Villarruel, “não tem nenhuma ingerência na tomada de decisões”. Em entrevista ao “Lá Nación”, o mandatário acusou a política de estar “próxima do círculo vermelho”.

Para o jornal, Milei afirmou que Victoria Villarruel não participa de reuniões de gabinete. A declaração do presidente argentino expõe um racha na relação com a vice-presidente. O mandatário classificou a relação com a companheira de chapa como “meramente institucional”, destacando que o contato entre os dois é “o necessário para cumprir as funções”. 

Rumores sobre uma ruptura entre Milei e Villarruel vinham sendo noticiados pela imprensa argentina. Em julho, a vice defendeu jogadores argentinos que protagonizaram cânticos racistas sobre a origem africana de jogadores da seleção francesa de futebol. 

Na Argentina, o vice-presidente acumula ainda o cargo de presidente do Senado.

Victoria Villarruel é de uma família formada por militares argentinos. Ela é fundadora da associação civil Centro de Estudos Legais sobre o Terrorismo e suas Vítimas (da sigla em espanhol CELTYV), que equipara os crimes praticados pelos governos militares durante a ditadura argentina com ações de grupos armados contrário ao regime.

No país, a vice-presidente é qualificada por grupos de direitos humanos como “negacionista” dos crimes protagonizados pela ditadura.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp