Política

Jean Wyllys tem derrota na Justiça para advogado dos Bolsonaros; entenda caso

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Decisão contra Jean Wyllys foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ)  |   Bnews - Divulgação Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Publicado em 09/11/2022, às 20h16   Cadastrado por IA


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-deputado federal Jean Wyllys sofreu uma derrota na Justiça, nesta quarta-feira (9), para o advogado Frederick Wassef, que representa a família do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A 2ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) acolheu um recurso apresentado pelo defensor e derrubou uma decisão de primeira instância que o obrigava a indenizar Jean Wyllys em R$ 20 mil, conforme deliberação do juiz Juarez Cardoso, do 5º Juizado Especial Cível, em julho deste ano.

A ordem punia o advogado por ter associado o ex-deputado a Adélio Bispo, autor do atentado contra o então candidato à Presidência, Jair Bolsonaro, em 2018. 

A fala de Frederick Wassef aconteceu numa entrevista à CNN Brasil, em 2020. Segundo a defesa de Wyllys, à época, a declaração era mentirosa.

Porém, no novo julgamento de hoje, o colegiado não viu intenção de Wassef para conectar Wyllys ao crime ou colocá-lo no papel de mandante e, por isso, suspendeu a obrigação de pagar a quantia e de se retratar publicamente no mesmo canal.

O entendimento, no entanto, vai na contramão de deliberações anteriores do Judiciário, nas quais Wyllys saiu vitorioso de ações movidas contra Marcos do Val, Bia Kicis e outros que usaram as redes sociais para agir de maneira semelhante à de Wassef.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp