Política

Jerônimo ajusta decreto e Carballal pode assumir a Companhia de Pesquisa Mineral; entenda

Dinaldo Silva / BNews
O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (3).  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 05/06/2023, às 06h11   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Um decreto que possibilita o vereador de Salvador Henrique Carballal (PDT) de assumir a posição de presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) foi emitido pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (3).

Com isso, é anulada a restrição do inciso IV do artigo 7º, parágrafo 2º, do Decreto nº 18.470/18, que impedia a nomeação de membros do Poder Legislativo, como vereadores e deputados, para cargos de liderança em empresas estatais. A medida estava em conformidade com a Lei das Estatais na Bahia.

Em março deste ano, o BNews já tinha adiantando que o vereador poderia assumir o órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) que terá orçamento de R$ 69 milhões.

Antes, a reportagem antecipou que a ida de Carballal para o governo significava a permanência do presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz (PTB), na base governista. A articulação, inclusive, foi feita pelo próprio Jerônimo, que queria evitar a volta de Muniz para a base do prefeito Bruno Reis (União Brasil).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp