Política

EXCLUSIVO: Carballal vai assumir órgão de pesquisa no governo Jerônimo

Dinaldo Silva / BNews
Carballal terá comando de pasta com orçamento milionário  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 20/03/2023, às 17h30   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Henrique Carballal (PDT) vai assumir o comando da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) que terá orçamento de R$ 69 milhões.

Conforme antecipado pelo BNews nesta segunda-feira (20) com fontes ligadas à gestão, o anúncio do cargo para o edil deverá ser feito após o retorno do governador Jerônimo Rodrigues (PT) da viagem para a China.

O BNews também antecipou que a ida de Carballal para o governo significa a permanência do presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz (PTB), na base governista. A articulação, inclusive, foi feita pelo próprio Jerônimo, que queria evitar a volta de Muniz para a base do prefeito Bruno Reis (União Brasil).

O BNews descobriu com fonte ligadas ao governo que Jerônimo ofereceu, há pouco mais de 20 dias, o cargo na CBPM ao vereador.

Trajetória de Henrique Carballal

Eleito vereador de Salvador pela quarta vez consecutiva, Henrique Carballal nasceu na capital baiana em 29 de julho de 1970 e iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, chegando a ser presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) no ano de 1987, período em que os estudantes conquistaram a meia-entrada nos cinemas e o passe estudantil. Em abril de 2020, ingressou no PDT.

Professor de História formado pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), Carballal trabalhou em cursos pré-vestibulares e colégios particulares de Salvador e elegeu-se vereador pela primeira vez em 2008, sendo reeleito nos anos de 2012, 2016 e 2020.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp