Política

Jerônimo celebra novo centro de treinamento do Bahia e projeta crescimento de Camaçari

Foto: Joá Souza/GOVBA
O governador anunciou parcerias para garantir investimentos em segurança e saúde na região do novo centro de treinamento.  |   Bnews - Divulgação Foto: Joá Souza/GOVBA
Anderson Ramos e Daniel Serrano

por Anderson Ramos e Daniel Serrano

Publicado em 27/02/2026, às 15h37 - Atualizado às 15h37



O governador Jerônimo Rodrigues (PT) marcou presença, na manhã desta sexta-feira (27) no evento de lançamento da pedra fundamental do City Football Academy Bahia (CFA Bahia), o novo centro de treinamentos do Esporte Clube Bahia, localizado ao longo da Via Metropolitana (BA-535), no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

O novo complexo esportivo deve custar R$ 300 milhões aos cofres do City Football Group (CFG), um conglomerado internacional que administra uma rede global de clubes do qual o Bahia faz parte. O novo centro de treinamento do Esquadrão de Aço contará inicialmente com 12 campos de futebol, incluindo um miniestádio com capacidade para 1.000 espectadores. A inauguração do CFA está prevista para 2027.

Em entrevista ao BNews, Jerônimo Rodrigues destacou a importância da construção do novo centro de treinamento do Bahia para Camaçari. Segundo o governador, as obras vão recolocar a cidade da Região Metropolitana de Salvador após a chegada da BYD.

“Esse aqui é um investimento internacional. É um Grupo City que se movimenta em todo esporte mundial. Camaçari, de novo, tem a oportunidade de ser destacada mundialmente. Hoje, com certeza, as redes mundiais de esporte vão anunciar que a Camaçari vai receber um centro de treinamento moderno, com 12 campos de treinamento, com piscina, com alojamento para os esportistas e a direção, mas também com um condomínio”, disse.

“Então, novamente, a Camaçari vem pelas praias bonitas, Camaçari vem pela BYD, vem pelo Polo e agora pelo esporte.  Isso não vai desmerecer de forma nenhuma o camaçariense, inclusive o estádio do município que nós iremos fazer o investimento. O pedido nosso, meu e do [prefeito de Camaçari, Luiz] Caetano ao City, dará a oportunidade do City fazer o investimento e a gente poder apoiar”, acrescentou.

Jerônimo Rodrigues revelou ainda que o governo fará investimentos nos arredores do novo centro de treinamento.

“O que nós teremos que fazer primeiro é o entorno. Vai precisar de algum tipo de investimento. Se vai ser iluminação, se vai ser segurança. Aqui vai crescer. É possível que daqui adiante vai precisar de alguma coisa de saúde, mas vamos aguardar o tempo. Mas nós fizemos uma parceria tanto do estado quanto do município nas licenças, em pedida de gestão ambiental, de obras”, avaliou. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)