Política

Jerônimo destaca retorno do Plano Safra com o governo Lula; saiba mais

Reprodução / Instagram
O governador Jerônimo Rodrigues fez o lançamento do Plano Safra na Bahia, na noite desta quinta-feira (4)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Luana Neiva e Davi Lemos

por Luana Neiva e Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 04/07/2024, às 22h37



O governador Jerônimo Rodrigues enalteceu a figura do presidente Lula pelo retorno do Plano Safra lançado, na noite desta quinta-feira (4), para investimentos em agricultura familiar. "Agradecer ao Brasil por ter trazido de volta o presidente Lula e estarmos aqui. Nós ficamos seis anos sem lançamento efetivo do Plano Safra, uma política que nós conquistamos na marra", declarou o governador durante o lançamento do Plano, no Parque de Exposições, em Salvador.

Para exemplificar esse "na marra", o governador lembrou um fato emblemático ocorrido há quase 30 anos. "Todo mundo se lembra do peru na mesa do ministro [do Planejamento, Antônio Kandir, em 1997, em protesto do 4º Grito da Terra Brasil] e atos fortes como esse", recordou Jerônimo.

O plano prevê R$ 76 bilhões de crédito Pronaf no Brasil. Ainda foram entregues  141 tratores, máquinas forrageiras, barracas de feira, caixas d’água e dezenas de implementos e equipamentos agrícolas. O governador petista ainda mandou um recado para a bancada baiana para que façam o encaminhamento de emendas em harmonia com os planos do governo estadual.

A líder da bancada baiana, Lídice da Mata (PSB), participou do lançamento do Plano Safra e comentou o cenário em que o plano retorna. "Temos uma boa economia, uma estabilidade na economia, mas eles buscam a especulação para justamente impedir que o governo faça aquilo que prometeu, que é colocar os pobres no orçamento do nosso país. Os ricos, que estão há muito tempo dominando esse orçamento, não aceitam que os pobres possam disputar e ganhar dentro do orçamento do nosso país", disse a parlamentar socialista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp