Política

Jerônimo fala sobre o impacto do julgamento do TCE para ponte Salvador-Itaparica

Joilson Cesar / BNEWS
A situação atual da obra da ponte, que tem como objetivo ligar Salvador a Itaparica, enfrenta alguns desafios  |   Bnews - Divulgação Joilson Cesar / BNEWS


Durante visita técnica às obras da montadora chinesa BYD em Camaçari, na manhã desta segunda-feira (2), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), falou sobre as expectativas em torno do julgamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o projeto da Ponte Salvador-Itaparica.

O governador revelou que o Estado está finalizando os últimos detalhes do documento, que já passou por versões e ajustes, e aguarda que o TCE marque a discussão e análise final do acordo entre o governo baiano e o consórcio chinês responsável pela obra.

"Esse documento está nos últimos detalhes, eu espero e aguardo que hoje esse documento seja na última versão já, porque já foram versões de ida e vinda para poder adequar. Esse documento chegando na mão do TCE, o TCE possa marcar a discussão e a análise do documento", afirmou Jerônimo.

A situação atual da obra da ponte, que tem como objetivo ligar Salvador a Itaparica, enfrenta alguns desafios. As sondagens para identificar as características do solo começaram em fevereiro de 2024 e seguem em andamento.

O julgamento do acordo, inicialmente previsto para dezembro de 2024, pode ser adiado para 2025 devido à necessidade de mais informações e pendências que ainda precisam ser resolvidas. Além disso, o custo do projeto, que inicialmente era de R$ 6 bilhões, pode ser elevado para até R$ 13 bilhões, caso o consórcio obtenha aprovação para o reajuste solicitado.

A ponte será construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com contrato de 35 anos para a construção e administração da obra, que é vista como uma das mais ambiciosas do estado.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp