Política

Jerônimo Rodrigues lança novo portal do Governo

Reprodução / Instagram
A ferramenta reunirá 600 serviços de todas as secretarias e notícias  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 02/11/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues lançou, na noite desta quarta-feira (1º), o portal ba.gov.br, nesta quarta (1º), na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador. A plataforma única reúne serviços públicos, informações institucionais e notícias, com o objetivo de oferecer mais comodidade e facilidade aos cidadãos baianos, reunindo quase 600 serviços disponíveis que poderão ser acessados pela web, por aplicativo e pelo WhatsApp. 

"Estamos aqui agora anunciando e amanhã será publicado um decreto onde nós criaremos uma única plataforma, um novo portal de comunicação do Governo do Estado, esforço nosso, da Secom, da Saeb, principalmente, para unificarmos a nossa linguagem, facilitar o entendimento do servidor público e da sociedade baiana", disse Jerônimo Rodrigues. Entre os órgãos que oferecem serviços na plataforma estão a Saeb, com o SAC Digital, Detran, Sefaz, SineBahia, Procon, Embasa, INSS, a PM, com a Junta do Serviço Militar, a Polícia Civil com a Delegacia Digital, além da Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública e Tribunal Regional Eleitoral.

"Por mais que a gente tenha os portais individuais qualificados, a exemplo do SAC, que é uma boa referência nossa mundialmente, nós às vezes forçamos as pessoas a ir a três, quatro sites, três ou quatro endereços, e a intenção nossa primeira é facilitar o atendimento para que todo servidor público e todo o povo baiano possam ter informações mais ágeis, mais rápidas e qualificadas", explicou o governador.

"Na medida em que a gente oferece à população baiana, um canal único de comunicação, estabelece também um exercício nosso de dinamizar o serviço, de melhorar as informações. Temos canal de entrada de pedidos de reclamações, que é o caso da Ouvidoria, sugestões e dicas, mas, ao mesmo tempo, as pessoas desejam que aquilo que lhe foi possibilitado a oferecer de qualquer crítica ou sugestão tenha uma resposta no mundo real", vislumbrou o petista.

O governador disse que o lançamendo poderia ter ocorrido antes. "Nós nos reunimos com todos os secretários, quando foi oferecida essa informação, e a gente precisava de ajustes para as perguntas e questionamentos fizeram com que a gente pudesse aperfeiçoar o que nós hoje estamos oferecendo". O secretário de Comunicação, André Curvello, destacou o serviço às pessoas. "A tecnologia é para cuidar das pessoas. Esse é o compromisso do governador Jerônimo, é o compromisso do Governo do Estado", destacou.

"Esse evento aqui hoje marca todo um processo: desde janeiro a gente vem se reunindo com todos os secretários, com os técnicos da Prodeb, da Secretaria de Administração, e o resultado é esse evento aqui, esse decreto que o senhor assina para que? Para levar qualidade, agilidade, para melhorar o serviço prestado pelo Governo do Estado ao cidadão. O que a gente quer é cuidar de gente, a sua determinação é cuidar de gente e ter um estado cada vez melhor", disse Curvello.

Curvello também estabeleceu meta. "A gente está começando hoje uma verdadeira revolução. Hoje nós temos quase 5 milhões [de acessos]. A tendência é que a gente, a cada seis meses, consiga crescer 10%. Então a gente tem muita esperança que a gente chegue rapidamente aos 7 milhões [de acessos ao Portal]", projetou.

O secretário de Administração, Edelvino Góes, mencionou a experiência com o SAC. "Temos o SAC Digital, com quase 4,7 milhões de cidadãos cadastrados nesta plataforma com mais de 500 serviços, mas a gente precisava desse impulsionamento que o governador está dando através desse decleto que será publicado amanhã, instituindo esse portal único ba.gov.br. Será um canal único de serviços digitais de informações com os próprios serviços que o Estado tem - que estará integrado com as cartas de serviços de todos os órgãos - e também notícias", disse Edelvino.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp