Política

Jerônimo Rodrigues rebate criticas de Bruno Reis ao metrô: “avaliação precária”

Joilson César/BNews
Para o prefeito de Salvador, o metrô é um dos fatores para a piora no sistema de ônibus da capital baiana  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) tratou de rebater as críticas feitas pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), de que o metrô é um dos fatores para a piora no sistema de ônibus de Salvador.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Em conversa com a imprensa durante a autorização da abertura de uma licitação das obras de requalificação do prédio principal do Teatro Castro Alves (TCA), Jerônimo não concorda que o metrô seja o pivô da piora da mobilidade urbana na capital baiana.

“Eu não vou descer ao ponto de uma avaliação precária de que o metrô atrapalhou ou atrapalha a mobilidade de Salvador. Deixaram parado por tanto tempo e o governo Wagner, na época o Rui Costa era secretário, retomou e fez. Hoje, quem usa o metrô sabe da importância”, disse o governador.

Jerônimo defende ainda que a mobilidade urbana de Salvador seja discutida, especialmente sobre pontos como no valor da passagem, o tempo de espera e a qualidade dos transportes.

“Nós queremos discutir o sistema de mobilidade de Salvador. Nós vamos fazer isso. Aproveitar agora o tempo eleitoral para a gente debater e discutir que mobilidade nós temos e qual a que nós queremos em Salvador, tanto no valor da passagem, quanto do tempo de espera, a qualidade dos transportes. Olha como é que andam os ônibus que circulam em Salvador”, cutucou.

O governador ainda chamou a atenção que a chegada da BYD pode ser importante para o fornecimento de ônibus para ser usando não apenas na mobilidade urbana de Salvador, como nas grandes cidades do interior da Bahia.

“Nós temos 20 ônibus elétricos circundando em Salvador. Agora, com a chegada da BYD, a gente quer ampliar esse número não só para os coletivos aqui em Salvador, mas, quem sabe, levar para outros municípios: Feira [de Santana], [Vitória] Conquista, as cidades maiores [do interior do Estado]. Basta a gente ter a fábrica, a indústria instalada na Bahia”, finalizou.

VLT

Ainda sobre mobilidade urbana, Jerônimo Rodrigues revelou teve uma reunião com integrantes das secretárias da Casa Civil, Sedur, Sefaz e da Conder para que próximos dias divulgas a abertura de uma licitação para o VLT de Salvador.  “Eu tenho uma dívida - não é do governo passado, já minha - da gente licitar aquele trecho da Calçada até Suburbana”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp