Política

Jerônimo Rodrigues regulamenta lei aprovada na ALBA; saiba detalhes

Joilson César / BNews
O evento organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) deve acontecer até o dia 20 de outubro com programação em várias cidades baianas  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 16/10/2023, às 11h16   Daniel Serrano e Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) participou, na manhã desta segunda-feira (16), da conferência que marcou a abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) deve acontecer até o dia 20 de outubro com programação em várias cidades baianas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Durante o evento, Jerônimo falou sobre a lei aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia e o fortalecimento das pesquisas e inovações.

"O Estado que respeita a ciência e tecnologia tem que organizar a política, a plataforma que fortalece as pesquisas e inovações. E nós aqui do Estado temos uma lei aprovada na Assembleia e hoje decretarei a sua regulamentação. Nessa lei, a gente organiza o sistema, a gente coloca para a sociedade para os pesquisadores, para os professores que nós temos um sistema tanto de universidade, de escola, de órgãos da pesquisa, o próprio mercado, a exemplo da BYD, da Ford, que tem dentro da sua estratégia e sua ação, investimento para registrar patentes, para desenvolver pesquisas, cenários novos", disse o governador.

Ainda de acordo com o gestor, é necessário que a lei facilite e fortaleça o orçamento estadual.

"Além disso, a lei facilita e fortalece o orçamento. Daí, a gente consegue garantir que a política estadual tenha um orçamento prático, concreto, exclusivo e específico para desenvolver através da Secretaria, ou de outro secretariado da FAPESB, do nosso Parque Tecnológico, investimento de atração de empresas, de estimular que tenhamos no nosso estado, estudantes, professores que possam ocupar espaço no cenário internacional, como a gente vê constantemente isso acontecer, então a lei é para isso, para a gente fortalecer e organizar um sistema estadual, garantir orçamento, e naturalmente reconhecer que temos de potencial em cada escola, em cada universidade, em cada empresa, afirmou Jerônimo.

Por fim, o governador citou a importância do investimento público e a atração de empresas com potencial para a geração de empregos.

"Investimento tanto público do estado, dos municípios que queiram fazer, da União, mas também a atração de empresas que têm potencial. Todas as empresas que vêm à Bahia, a Secretaria de Ciência e Tecnologia convida para uma conversa para que as empresas possam investir em ciência e tecnologia. Vou dar novamente o exemplo da BYD. A BYD vai instalar a unidade industrial de carros elétricos, mas ele também se comprometeu de colocar aqui em Salvador uma unidade de pesquisa e desenvolvimento para que a própria indústria, possa gerar patentes", finalizou Jerônimo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp