Política

Jerônimo Rodrigues se pronuncia sobre polêmica da aprovação em massa nas escolas; confira

Imagem Jerônimo Rodrigues se pronuncia sobre polêmica da aprovação em massa nas escolas; confira
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) concedeu entrevista à imprensa nesta terça-feira (20)  |   Bnews - Divulgação
Alex Torres e Davi Lemos

por Alex Torres e Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 20/02/2024, às 22h28


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues negou a intenção de realizar aprovação em massa nas escolas da rede estadual, após o questionamento feito pela Sindicato dos Professores (APLB) e também por opositores a respeito da portaria 190 que dava esse entendimento e após fala do próprio petista em que ele recriminada a reprovação de estudantes. "Não estou falando de aprovação em massa, ma que a escola tem que aprovar aquele menino e menina que se dedica, vai o ano inteiro na escola e, no final do ano, a nota vermelha está lá e ele ouve que vai ter que fazer tudo de novo; é uma disciplina, é duas, tem outra saída? Se tiver nesse aspecto a gente modifica", declarou o governador.

Jerônimo disse que pode voltar atrás quanto ao conteúdo da portaria. "Não tenho problema de voltar atrás se for para melhorar o que eu quero: que a escola seja acolhedora e inclusiva. [...] Não sou desses que guardam uma palavra e vou até o final se tem um desenho, um caminho melhor. Não vou carregar isso. O estado da Bahia teve no passado um formato de escola que não serve para a gente", disse o petista, sobre esse modelo escolar que, segundo avalia, era menos acolhedor.

O governador explicou então que a ideia é permitir o progresso de estudantes ue tenham sido reprovados em uma ou duas disciplinas. "Estamos tratando dos estudantes que frequentam a escola o ano inteiro e, no final do ano, tiveram uma dificuldade em uma disciplina ou outra; é uma aprovação condicionada. Ele vai virar o ano na série seguinte, mas tem obrigação com aquela disciplina que ele não fez, que ele não passou. Se ele não conseguir lucrar aquilo no sentido de resolver, aquele ano seguinte não vai ser contabilizado. Então não se trata de aprovação em massa. Tem alguém utilizando disso: nao sei quem é, não quero saber", comentou o governador. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp