Política

Jerônimo Rodrigues: veja o perfil dos secretários do novo governador da Bahia

Luana Bernardino/Divulgação
Nomes dos secretários foram apresentados pelo governador eleito, Jerônimo Rodrigues  |   Bnews - Divulgação Luana Bernardino/Divulgação

Publicado em 19/12/2022, às 16h20 - Atualizado às 16h27   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou a equipe que estará à frente das secretarias durante a sua legislatura. Dentre os nomes, alguns passam da gestão de Rui Costa (PT) para o novo governo que assume no dia 01 de janeiro de 2023. 

BNews apresenta o perfil dos novos secretários do novo governador da Bahia; confira:

Adélia Pinheiro (Secretaria de Educação)

Mestre em Saúde Coletiva pela UFBA, e doutoranda em Saúde Pública pela USP, a médica Adélia Pinheiro é atual Secretária de Saúde do Estado da Bahia e no governo de Jerônimo Rodrigues vai para a pasta da Educação. Adélia já foi reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), da qual é professora concursada, e esteve à frente da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Adolpho Loyola (Chefe de Gabinete)

Adolpho Loyola (PT) foi um dos principais coordenadores da campanha do governador eleito, Jerônimo Rodrigues. Ele sempre foi um nome ligado ao senador Jaques Wagner e goza de total confiança da cúpula petista. Loyola já ocupou a função de assessor especial da Casa Civil da Presidência da República e já foi diretor na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia. 

Afonso Florence (Casa Civil)

Deputado Federal, o soteropolitano Afonso Florence nasceu em 1960. Formado em história pela UFBA, tem trajetória ligada à construção do PT. Durante o primeiro mandato de Jaques Wagner (PT) foi secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDUR). Em 2010, já como Deputado Federal, foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para ser ministro do Desenvolvimento Agrário. Afonso Florence renovou o mandato em 2014 e 2018 e hoje ocupa a vice-liderança da oposição na Câmara dos Deputados. 

Fábya Reis (Assistência e Desenvolvimento Social)

Atual secretária de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Fábya Reis tem 43 anos e é natural de Itamaraju (BA). Ela  iniciou sua vida pública aos 17 anos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Atuou, durante 13 anos, na organização de projetos, assessoria e mobilizações, além da articulação com universidades e outros movimentos sociais. Na gestão pública, além da Sepromi e SPM, passou pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), entre 2010 e 2012. 

Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos) 

Doutor e mestre em Direito pela Universidade de Brasília, Felipe Freitas também é professor do mestrado profissional em segurança pública da UFBA e do programa de Pós-Graduação em Direito do Instituto Brasileiro de Ensindo, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Freitas ocupou a equipe de transição entre o governo de Rui Costa e Jerônimo Rodrigues. 

Luiz Caetano (Secretaria de Relações Institucionais)

Nascido na cidade de Central (BA), em 1954, Luiz Caetano é formado em Farmácia e Bioquímica pela UFBA. Após participar de movimentos estudantis contra a Ditadura Militar, Luiz Caetano foi eleito vereador da cidade de Camaçari, em 1982. Em 1985, assumiu a Prefeitura do município, na condição de primeiro prefeito eleito pelo voto popular. Caetano voltou à Câmara de Vereadores de Camaçari, em 2000. Já em 2002, elegeu-se deputado estadual. Retornou à Prefeitura de Camaçari em 2004. Reelegeu-se em 2008.  Em 2014, foi eleito o deputado federal mais votado pelo PT na Bahia. Obteve a reeleição em 2018. 

Luiz Caetano integra, atualmente, o Diretório Nacional e a Executiva Nacional do PT, partido onde atua desde a década de 90. Entre 2020 e 2021 foi membro diretor da Fundação Perseu Abramo. Em maio de 2021, assumiu a Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) do Governo da Bahia e permanece na função no novo governo. 

Manoel Vitório (Secretaria da Fazenda)

O economista Manoel Vitório da Silva Filho é o atual secretário da Fazenda do Estado. Vitório é mestre em Análise Regional e servidor público federal de carreira, onde exerceu função de Diretor-Superintendente do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj). Atuou também como vice-presidente do Conselho de Administração do Ipraj e foi assessor chefe de Planejamento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). No Judiciário Federal, exerceu a função de Secretário de Administração do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE). Antes de ocupar a Secretaria da Fazenda, esteve à frente da Secretaria de Administração. 

Maurício Bacelar (Secretaria de Turismo)

Engenheiro Civil de formação, Luís Maurício Bacellar teve passagens na direção técnica do Complexo Petroquímico de Camaçari (COPEC), atuou como secretário de Obras do município de Dias d´Ávilla, foi também secretário de Habitação e Infraestrutura de Camaçari, além de ser diretor geral do Dentran-BA. Atualmente é o secretário de Turismo do Estado da Bahia e segue na pasta, antes atuou na direção geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). 

Roberta Santana (Secretaria de Saúde)

Atual chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Roberta Santana vai subir para comandar a pasta no governo de Jerônimo de Rodrigues. 

Sérgio Brito (Secretaria de Infraestrutura)

O deputado federal Sérgio Brigo (PSD) irá ocupar a Secretaria de Infraestrutura da Bahia. Atualmente ele exerce seu quinto mandato na Câmara dos Deputados, sendo o terceiro consecutivo. Natural de Vitória da Conquista (BA), ele tem formação administração de empresas. Licenciou-se do mandato de Deputado, na Legislatura 2019-2023, para assumir o cargo de Secretário de Desenvolvimento Urbano no Estado da Bahia, função que deixou em outubro de 2019.

Tum (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura)

Walisson Oliveira Torres (Avante), é deputado estadual na Bahia. Natural de Pedrolina, Tum é formado em Turismo. Foi eleito para sua primeira legislatura em 2018. Na Assembléia Legislativa atuou na Comissão Especial do Complexo Intermodal da FIOL, Porto Sul e Complexo Viário do Oeste. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp