Política

João Dória compara Lula a Nelson Mandela; confira

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ex-governador de São Paulo ponderou dizendo que esse papel não o perdoa de eventuais crimes cometeu no passado  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 28/09/2023, às 08h09 - Atualizado às 08h19


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-governador de São Paulo, João Dória, voltou a fazer acenos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista à coluna do jornalista Jamil Chade no portal UOL, o ex-gestor paulista disse que o petista pode assumir, no Brasil, o mesmo papel que Nelson Mandela teve para a África do Sul.

Ao ser questionado sobre se o Brasil conseguirá assumir um protagonismo no cenário internacional, Doria defendeu que o presidente precisa assumir o papel de um "pacificador, não como um 'líder raivoso'".

"Houve um reconhecimento por parte de investidores de que o Brasil retornou ao centro de discussões internacionais, seja no debate Norte-Sul, sobre os grandes temas como paz e o combate à pobreza [...] Mas o presidente Lula precisa aproveitar esse cenário para se apresentar como um pacificador, não como um 'líder raivoso'. Ele precisa ser um líder generoso", afirmou o ex-governador de São Paulo.

"Lula, se desejar, poderá cumprir para o Brasil o mesmo papel que Nelson Mandela teve na África do Sul, sendo um líder pacificador, agregador e gestor para todos, sem exceção", acrescentou.

"Isso não significa estabelecer perdão para quem cometeu crimes. Mas quem tem que cuidar disso é o Judiciário, e não o presidente. Ele precisa olhar para frente e gerenciar o futuro do Brasil. Cabe a ele comandar o futuro do Brasil e não precisa ficar fazendo críticas frequentes a Bolsonaro e aos que já ocuparam cargos passados", ponderou Doria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp