Política

João Leão diz o que pensa sobre federação PP, União Brasil e Republicanos

Foto: Euro Amâncio / Divulgação
Recentemente, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), classificou como "avançadas" as conversas para a formação de uma mega Federação  |   Bnews - Divulgação Foto: Euro Amâncio / Divulgação
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 22/01/2024, às 10h47


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal e ex-vice-governador da Bahia, João Leão (PP), disse o que pensa sobre a possibilidade da formação de uma federação entre PP, União Brasil e Republicanos. 

Recentemente, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), classificou como "avançadas" as conversas para a formação de uma mega Federação, envolvendo três partidos do Centrão. "Está bem avançada as conversas sobre a criação dessa Federação entre PP, União e Republicanos. Há uma dúvida em relação a qual o melhor momento, se fazer antes das eleições de 2024 ou logo depois. Mas hoje posso dizer que está praticamente certa a realização dessa federação", disse.

Apesar do possível avanço, o pepista disse que ainda está avaliando se a federação será boa para o partido. "Rapaz, eu estou avaliando isso. Eu tenho certeza que até essa eleição de 2024 não vai acontecer nada. Isso porque é muito difícil que aconteça em ano eleitoral. Você tem locais em que nós vamos disputar com a União Brasil, assim como vamos disputar com uma série de outros partidos. Então, isso aí não vai ser possível de se fazer. Para 2026, acho que ainda precisamos analisar se é uma boa para o PP. Eu acho que o PP é grande, e não precisa ficar enorme. Já temos lideranças fortes, consolidadas, como é na Bahia também. Temos quatro deputados federais, seis estaduais e seis vereadores em Salvador. Temos aí uns 60 prefeitos, em torno disso. Temos mais prefeitos do que o PT. Então, temos que analisar com cuidado isso de federação", disse em entrevista o Política Livre. 

Os três juntos contariam em Brasília com 151 deputados e 17 senadores. Desta forma, o bloco teria a maior bancada nas duas casas legislativas, ultrapassando siglas como o PL e o PSD, além da Federação PT-PV-PCdoB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp