Política

Mega Federação? Bruno Reis revela detalhes sobre planos do Centrão

Joilson César / BNews
Com a Mega Federação, os três partidos juntos contariam em Brasília com 151 deputados e 17 senadores  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 04/01/2024, às 11h53   Daniel Serrano e Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), classificou como "avançadas" as conversas para a fomação de uma mega Federação, envolvendo três partidos do Centrão: o União Brasil, o Progressistas e o Republicanos.

"Está bem avançada as conversas sobre a criação dessa Federação entre PP, União e Republicanos. Há uma dúvida em relação a qual o melhor momento, se fazer antes das eleições de 2024 ou logo depois. Mas hoje posso dizer que está praticamente certa a realização dessa federação", disse o prefeito, na manhã desta quinta-feira (04).

Os três juntos contariam em Brasília com 151 deputados e 17 senadores. Desta forma, o bloco teria a maior bancada nas duas casas legislativas, ultrapassando siglas como o PL e o PSD, além da Federação PT-PV-PCdoB.

Apesar dos números, Buno revelou que o impasse para a "batida de martelo" seria o momento exato para o lançamento. "Se ela (Federação) ocorrer antes, a gente passa a ter um limitador porque o partido sozinho ou federado lança a mesma quantidade de vereadores: são 44 candidatos. Nós teríamos fruto dessa Federação, hoje, 15 vereadores: seis do União, seis do PP e 15 do Republicanos. Aí tem que sentar, fazer contar e saber se é melhor deixar essas 15 fortalecer ainda mais ou redistribuir entre outros partidos", explicou.

"Se ocorrer depois, cada partido pode lançar 44 candidatos, eles já estão mais ou menos formados, falta só o fortalecimento final de cada um deles e eu vou cuidar pessoalmente disso", completou.

Caso a 'Mega Federação' se concretize, os partidos terão força para pleitear comando em comissões e eleger sucessores no comando da Câmara dos Deputados e Senado. "Vamos aguardar, mas o que poso antecipar é que ela está bem encaminhada e acordada pelos líderes dos partidos, aguardando somente o melhor momento para acontecer", disse Bruno Reis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp