Política

Juiz que mandou prender Milton Ribeiro já deu decisão contra Bolsonaro

Gabriela Biló/Folhapress
O magistrado concedeu, em junho de 2020, uma liminar que obrigava Bolsonaro a usar máscaras em locais públicos de Brasília  |   Bnews - Divulgação Gabriela Biló/Folhapress

Publicado em 22/06/2022, às 13h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O juiz federal, Renato Borelli, que foi o responsável pelo mandado de prisão expedido contra o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, já proferiu decisões contra políticos a exemplo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos).

O magistrado concedeu, em junho de 2020, uma liminar que obrigava Bolsonaro a usar máscaras em locais públicos de Brasília, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.

Leia também:

À época, a determinação do juiz atendeu a uma ação civil pública movida por um advogado de Brasília. Naquela altura, auge da pandemia no país, o uso de máscaras era obrigatório na cidade, mas Bolsonaro se recusava a usar o equipamento de proteção.

Após a prisão do ministro, Bolsoanro reagiu em entrevista à rádio Itatiaia de Minas Gerais, afirmando que "ele que responda pelos atos dele" e que "se a PF prendeu, tem um motivo". No entanto, dias antes de Milton pedir exoneração da pasta, Bolsonaro havia dito que colocava a ‘cara no fogo’ pela honestidade do então ministro.

Milton Ribeiro entrou na mira da Polícia Federal (PF) após vazamento de um áudio no qual declarou priorizar repasses de verbas para prefeituras cujos pedidos de liberação foram negociados por dois pastores, Arilton Moura e Gilmar Santos, que não têm cargo no ministério. Na época, o então ministro afirmou que o procedimento era feito a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp