Política

Justiça de SP revoga ordem de prisão de jornalista perseguido por Carla Zambelli

Reprodução/ Redes Sociais / Twitter
Jornalista Luan Araújo quitou sua dívida com Carla Zambelli após angariar recursos em uma vaquinha online  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes Sociais / Twitter
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 16/06/2026, às 07h30



O jornalista Luan Araújo, que foi perseguido por Carla Zambelli (PL) com uma arma de fogo nas ruas da capital paulista durante às eleições de 2022, pagou R$ 2,2 mil em multa e prestação pecuniária e teve a ordem de prisão revogada pela Justiça de São Paulo.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Após a perseguição, Luan escreveu um texto crítico sobre o ocorrido e relacionado ao posicionamento da deputada. Por causa disso foi condenado por difamação. A ordem de prisão foi determinada por causa de atrasos no pagamento estipulado pela Justiça, como forma de condenação.

Segundo a defesa do jornalista, o pagamento desses valores atrasou devido a dificuldades financeiras do profissional. Luan conseguiu o valor necessário por meio de uma “vaquinha online” e quitou a dívida.

Na última segunda-feira (15), o juiz José Fernando Steinberg, da Vara do Juizado Especial Criminal da Barra Funda, declarou extinta a pena aplicada ao jornalista após reconhecer o cumprimento integral das obrigações impostas na condenação.

O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou Carla Zambelli a cinco anos de prisão no mesmo processo. A Justiça italiana negou a extradição, alegando erros na decisão anterior da Corte de Apelações e determinou a soltura da ex-deputada quase um ano após ter sido presa no país.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)