Justiça

Segunda Turma do STF reconhece parcialidade de Moro e anula sentença no caso Banestado

Antonio Cruz/Agência Brasil
A decisão pode ser um indício de como a Corte pode se manifestar no julgamento sobre a suspeição de Moro nos casos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  |   Bnews - Divulgação Antonio Cruz/Agência Brasil

Publicado em 25/08/2020, às 20h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro e anulou a sentença do doleiro Paulo Roberto Krug no âmbito do escândalo do Banestado, que apurou esquema bilionário de evasão de divisas entre 1996 e 2002. 

As informações são do jornal Valor Econômico.

A decisão pode ser um indício de como a Corte pode se manifestar no julgamento sobre a suspeição de Moro nos casos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Prevaleceu o entendimento do ministro Gilmar Mendes, presidente do colegiado, que foi acompanhado por Ricardo Lewandowski. Votaram contra a anulação os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia. Como o ministro Celso de Mello não estava presente na sessão, pois cumpre licença médica, o empate foi favorável ao réu.

O argumento da defesa de Krug, delatado pelo também doleiro Alberto Youssef em colaboração premiada, foi o de que Moro atuou como um auxiliar do Ministério Público Federal (MPF), participando da produção de provas na fase instrutória e juntando, por iniciativa própria, documentos que ele acabou por utilizar na hora da sentença. Por isso, a condenação deveria ser anulada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp