Política

“Legislação beneficia bandido”, diz Marcelo Calero sobre liberdade condicional concedida a Geddel

Arquivo/BNews
Calero foi pivô no caso “La Vue” em 2016, quando era ministro da Cultura no governo Temer  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 10/02/2022, às 18h03   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal licenciado Marcelo Calero (Cidadania-RJ) criticou a liberdade condicional concedida na terça-feira (8) ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) pelo caso do bunker de R$ 51 milhões. Quem autorizou foi o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin

Leia mais:
La Vue: em depoimento ao TRF1, Geddel chora e nega ter ameaçado Marcelo Calero
Calero usa combate a Geddel em campanha para deputado no Rio de Janeiro; veja vídeo

Quando era ministro da Cultura, durante o governo de Michel Temer, o atual secretário de Governo e Transparência do Rio de Janeiro acusou Geddel, então ministro da Secretaria de Governo, de pressioná-lo para liberar uma autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a construção do edifício La Vue, localizado na Ladeira da Barra, nos arredores de uma área tombada. 

Na época, Calero teria gravado o presidente Michel Temer e os ministros Geddel Vieira Lima e Eliseu Padilha em conversas sobre o caso. O deputado também acusou Temer por pressão pela liberação da construção do edifício de 30 andares.  

Em 2020, a Justiça Federal de Brasília condenou Geddel por improbidade administrativa no caso. 

Em publicação no Twitter, nesta quarta-feira (9), Marcelo Calero lamentou a decisão e criticou a legislação brasileira. “A culpa é da legislação, que a gente já tentou mudar várias vezes, mas não conseguimos. Beneficia bandido, e bandido do colarinho branco”, afirmou. 

Na publicação, Calero relembrou o caso do “La Vue”, afirmou que Geddel tem uma condenação “super extensa”, mas “cumpriu menos de um terço da pena e já vai para casa”. “A culpa é do Fachin? É do juiz? Não é. A culpa é da legislação”, disse.

Geddel foi condenado a 13 anos e quatro meses no caso do bunker de R$ 51 milhões. O ex-ministro cumpre pena desde julho de 2017.

Assista:


Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp