Política

Líder da oposição na Câmara lamenta aprovação de aumento de apenas 8% para professores

Joilson Cézar / Bnews
Mandato coletivo liderado por Laina apoiou proposta de aumento salarial de 20% aos professores  |   Bnews - Divulgação Joilson Cézar / Bnews
Edvaldo Sales e Lula Bonfim

por Edvaldo Sales e Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 12/06/2023, às 20h51


FacebookTwitterWhatsApp

A vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), líder do mandato coletivo “Pretas por Salvador”, lamentou nesta segunda-feira (12) a aprovação do reajuste de apenas 8% para os professores da rede municipal de ensino. A parlamentar defendia um aumento de 20%, para cumprir o piso salarial nacional do magistério, definido em lei.


“Nós propusemos, enquanto mandata [sic], mas juntamente com toda oposição, uma proposta de reajuste de 20%, porque foi esse o pedido da categoria e a gente está aqui pra defender uma educação pública de qualidade. Porque não dá pra ficar colocando dinheiro nos programas Pé na Escola e Primeiro Passo, quando não se pensa na construção do que é o serviço público, que é o trabalho de continuidade, que é pensar na educação que seja de criticidade, que verdadeiramente pense a cidade, as pessoas, e faça acolhimento”, avaliou Laina.


Integrante do mandato coletivo ao lado de Laina e de Gleide Davis, Cleide Coutinho criticou a prefeitura de Salvador pela proposta de 8% e afirmou que apoia uma provável paralisação dos professores, em protesto ao não cumprimento do piso nacional no município.


“Se o município necessita desses funcionários, que se aplique medidas que contribuam para a rede municipal. Se a decisão da categoria for por paralisação, nós estamos aqui para apoiá-los. Estamos desde sempre nos colocando à disposição para, com esses profissionais, construirmos essas duas emendas. Mas, infelizmente, não passou. É muita incoerência da gestão, quando se cria cargos comissionados, mas se nega um aumento de 20%”, apontou Cleide Coutinho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp