Política
O presidente Lula exibiu nesta segunda-feira (11) um “dossiê” elaborado pelo Ministério da Saúde sobre a condução da pandemia de Covid-19 durante o governo de Jair Bolsonaro. Durante evento no Palácio do Planalto, Lula incentivou apoiadores a divulgarem o material. “É importante que cada militante tenha isso aqui na mão, porque aqui tem tudo que foi a desgraça que eles falaram durante 2 anos de pandemia”, afirmou.
A apresentação ocorreu durante a cerimônia de sanção da lei que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19, celebrado em 12 de março. A data faz referência à morte da técnica de enfermagem Rosana Aparecida Urbano, considerada a primeira vítima registrada da doença no Brasil.
O documento, intitulado “Gestão Bolsonaro e a Pandemia de Covid-19”, reúne declarações do ex-presidente e reportagens da época organizadas por temas. Entre os tópicos abordados estão críticas à condução da vacinação infantil, declarações sobre mortes de crianças e a fala de Bolsonaro de que “a pressa da vacina não se justifica”, feita em dezembro de 2020.
Durante o discurso, Lula afirmou que é necessário identificar os responsáveis pela condução da pandemia. “Só tem sentido criar alguma coisa para lembrar o passado se a gente conseguir cravar o nome de quem foi responsável”, declarou.
O presidente também criticou três ex-ministros da Saúde do governo Bolsonaro. Sobre Luiz Henrique Mandetta, disse que “parecia que entendia um pouquinho”; classificou Nelson Teich como “vendedor de remédio”; e afirmou que Eduardo Pazuello “dava a impressão de que não sabia absolutamente nada”.
Classificação Indicativa: Livre
Qualidade JBL
Oportunidade
som poderoso
Super desconto