Política

Lula cobra explicações de Jaques Wagner após derrota histórica no Senado

Divulgação / PT
Após reunião com Lula, Jaques Wagner admitiu que a votação seria menor do que o esperado  |   Bnews - Divulgação Divulgação / PT
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 30/04/2026, às 07h50 - Atualizado às 07h51



O senador Jaques Wagner (PT) previa a aprovação de Jorge Messias pelo Senado com 45 votos, mas obteve apenas 34, sete a menos do que o necessário, e 42 contrários, uma articulação atribuída a Davi Alcolumbre, que teria convencido senadores ao voto contrário à indicação. A previsão errada do líder do governo na Casa Legislativa virou motivo de cobranças por parte do Palácio do Planalto.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Nos bastidores, integrantes do Planalto afirmam Wagner terá de prestar contas ao governo. Segundo o jornal O Globo, um dos auxiliares mais próximos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que, além de dar o diagnóstico errado a Lula, o parlamentar não atuou a favor de Messias e impediu uma reação de última hora.

De forma reservada, auxiliares defendem a substituição do senador baiano na liderança do governo no Senado. Após encontro com Lula, na tarde da última quarta-feira (29),  no Palácio da Alvorada, onde ocorreu uma agenda com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), Jaques previa placar menor que o anterior, de 41 votos, o limite necessário para a aprovação, e teria tranquilizado o presidente.

Quatro senadores ouvidos sob reserva pelo jornal O Globo relataram que, ao longo do dia, Alcolumbre entrou em contato com parlamentares de centro, oposição e indecisos, e teria pedido voto contrário a Messias. A assessoria do presidente do Senado negou os pedidos de votos contra o AGU.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)