Política

Lula comenta operação da PF e diz que tentativa de golpe não teria acontecido sem aval de Bolsonaro

Jose Cruz/Agência Brasil
Presidente deu a declaração em entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais  |   Bnews - Divulgação Jose Cruz/Agência Brasil
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 08/02/2024, às 08h45 - Atualizado às 08h49


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, nesta quinta-feira (8), que a tentativa de golpe dada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro insatisfeitos com o resultado das eleições de 2022 é um "dado concreto" – e não teria acontecido sem o aval  do ex-presidente.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Lula comentou o assunto em entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais, horas após a Polícia Federal deflagrar uma operação contra Bolsonaro, ex-ministros e ex-assessores. "Eu, sinceramente, não tenho muitas condições de falar sobre uma ação da Polícia Federal porque isso é uma coisa sigilosa, é uma coisa da polícia, uma coisa da Justiça. E não cabe ao presidente da República ficar dando palpite numa atuação dessa", pontuou o petista.

"Obviamente que tem muita gente envolvida, eu acho que tem muita gente que vai ser investigada, porque o dado concreto é que houve uma tentativa de golpe, houve uma política de desrespeito à democracia, houve uma tentativa de destruir uma coisa que construímos há tantos anos, que é o processo democrático, e essa gente tem que ser investigada", acrescentou.

Questionado se a investigação levaria à participação de Bolsonaro na suposta tentativa de golpe, Lula evitou ser taxativo, mas disse acreditar no envolvimento do ex-presidente. "Eu não sei, eu acho que [a tentativa de golpe] não teria acontecido sem ele [Bolsonaro]".

"Nós queremos saber quem é que financiou, queremos saber quem é que pagou, quem é que financiava aqueles acampamentos, sabe, para que a gente nunca mais permita que aconteça o ato que aconteceu no dia 8 de janeiro", detalhou o chefe do Executivo.

Veja:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp