Política

Lula desembarca nos Emirados Árabes e faz presidente quebrar protocolo do país pela primeira vez; entenda

Ricardo Stuckert/PR
Presidente brasileiro viajou ao país árabe após período na China  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 15/04/2023, às 11h26 - Atualizado às 12h48   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Após viagem à China, o presidente Lula desembarcou nos Emirados Árabes neste sábado (15) e foi recepcionado pelo presidente do país árabe, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, em Abu Dhabi. 

Esta é a terceira visita de um presidente brasileiro aos Emirados Árabes Unidos. A primeira foi do próprio Lula, em 2003. O ex-presidente Jair Bolsonaro também visitou o país em viagem oficial.

Lula foi convidado por bin Zayed para participar do Iftar, que é a refeição ingerida durante a noite, após o pôr do sol, com a qual se quebra o jejum diário durante o mês islâmico do Ramadã.

O convite é visto como uma honraria para o petista, tendo em vista que é uma tradição islâmica e não é comum ser feita por não-mulçumano. Essa, inclusive, é a primeira vez que o presidente dos Emirados Árabes quebra o protocolo.

Segundo o governo brasileiro, os Emirados Árabes Unidos estão entre os três principais parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio. Em 2022, o comércio bilateral alcançou US$ 5,7 bilhões, aumento de 74% em relação a 2021, com superávit brasileiro de US$ 739 milhões.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp