Política

Lula diz não ter pressa para indicar nome ao STF: “Não tem data, não tem mês”

Ricardo Stuckert
A declaração ocorreu após o presidente antecipar a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 06/04/2023, às 13h50


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou nesta quinta-feira (6) que não tem pressa para indicar um nome para o novo ministro Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração ocorreu após o petista ter publicado uma portaria antecipando a aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

"Se vai ser negro, se vai ser mulher, se vai ser homem, é um critério que eu vou levar muito em conta na escolha. Mas não te darei nenhuma referência, porque, se eu der uma referência, estarei carimbando a futura pessoa que vai ser a ministra da Suprema Corte", disse Lula, em um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.

O presidente garantiu ainda que indicará uma pessoa "altamente gabaritada, do ponto de vista jurídico". O presidente afirmou ainda que vai definir um que não vai dar seu voto "na imprensa", mas nos autos do processo.

"A escolha do substituto dele será feita por mim no momento que eu achar que tenha que fazer. Não adianta ficarem plantando nome, tentando vender candidato pela imprensa, que não é assim que se escolhe ministro da Suprema Corte. (...) Não tem data, não tem mês. Eu não tenho pressa de escolher", acrescentou.

No último dia 30, Lewandowski anunciou que iria antecipar a sua aposentadoria para o 11 de abril, um mês antes do prazo máximo para que ele deixe o cargo.

O favorito para assumir a vaga é o advogado Cristiano Zanin, que atuou na defesa de Lula nos casos da Operação Lava Jato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp