Política
por Antonio Dilson Neto
Publicado em 09/03/2026, às 18h37
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (9) que a escalada de tensões no Oriente Médio, especialmente a guerra envolvendo o Irã, representa uma “grave ameaça à paz e à segurança internacional”.
A declaração foi feita após encontro com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
Durante a cerimônia, Lula defendeu que países em desenvolvimento precisam reforçar sua capacidade de defesa diante do atual cenário no mundo. "Se a gente não se preparar na questão de defesa, qualquer dia alguém invade a gente”, afirmou o presidente.
Lula também sugeriu que Brasil e África do Sul ampliem a cooperação na área militar e tecnológica, inclusive na produção de equipamentos.
Segundo ele, os países podem buscar alternativas conjuntas para fortalecer a defesa sem depender da indústria bélica de grandes potências.
“Portanto a gente tem que juntar o nosso potencial e ver o que a gente pode produzir junto, construir junto. Não precisamos ficar comprando dos senhores das armas”, disse.
Classificação Indicativa: Livre
Baita desconto
Qualidade Stanley
Cupom de lançamento
Imperdível
Super desconto