Política

Lula diz que Brasil precisa preparar defesa militar: 'Qualquer dia alguém invade a gente'

Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula declarou, nesta segunda-feira, que o Brasil precisa de preparação militar diante da guerra do Irã  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR
Antonio Dilson Neto

por Antonio Dilson Neto

Publicado em 09/03/2026, às 18h37



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (9) que a escalada de tensões no Oriente Médio, especialmente a guerra envolvendo o Irã, representa uma “grave ameaça à paz e à segurança internacional”.

A declaração foi feita após encontro com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Durante a cerimônia, Lula defendeu que países em desenvolvimento precisam reforçar sua capacidade de defesa diante do atual cenário no mundo. "Se a gente não se preparar na questão de defesa, qualquer dia alguém invade a gente”, afirmou o presidente.

Lula também sugeriu que Brasil e África do Sul ampliem a cooperação na área militar e tecnológica, inclusive na produção de equipamentos.

Segundo ele, os países podem buscar alternativas conjuntas para fortalecer a defesa sem depender da indústria bélica de grandes potências.

“Portanto a gente tem que juntar o nosso potencial e ver o que a gente pode produzir junto, construir junto. Não precisamos ficar comprando dos senhores das armas”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)