Política
O presidente Lula disse que não deve acompanhar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima terça-feira, dia 2 de setembro.
Bolsonaro vai encarar a Corte no processo em que responde por envolvimento na tentativa de golpe de Estado, ocorrida em 8 de janeiro de 2023, por seus apoiadores, contrários ao resultado das eleições de 2022.
“Eu não vou assistir. Tenho coisa melhor para fazer. Eu não sei como termina (o julgamento). Eu acho que ele vai ser julgado com base nos autos ", afirmou Lula em entrevista à Itatiaia nesta sexta-feira (29), em Minas Gerais.
Para o presidente, cabe ao ex-chefe do Executivo apresentar sua defesa antes de qualquer discussão sobre anistia. “Ele tem que primeiro provar a inocência dele. Ele está tendo direito à presunção de inocência que eu não tive. Ele que se defenda, ele que prove que é mentira”, afirmou.
Segundo Lula, o julgamento não se trata da figura política de Bolsonaro, mas das condutas atribuídas a ele. “Não é a figura do Bolsonaro que está sendo julgada, é o comportamento desse cidadão que foi presidente da República em função das denúncias e delações feitas e das provas apuradas pela Polícia Federal. São os autos do processo que vão ser julgados. Se ele cometeu o crime, ele vai ser punido. Se ele não cometeu, ele será absolvido e a vida continua”, concluiu.
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto
Café perfeito