Política

Lula é alertado sobre milícias usarem rádios comunitárias; entenda

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Ministro das Comunicações foi alertado sobre o uso de rádios comunitárias por traficantes e milicianos no Rio de Janeiro  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 23/10/2023, às 10h47 - Atualizado às 10h54


FacebookTwitterWhatsApp

O governo Lula (PT) foi alertado, por meio do secretário de Comunicações, de que as rádios comunitárias estão sendo utilizadas pelo tráfico e pela milícia, no Rio. O alerta foi emitido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Esse tema foi pauta de uma reunião de Paulo Pimenta com representantes do setor. O encontro aconteceu na última quarta-feira (18) e tratou do fortalecimento das rádios comunitárias no Brasil. Essa questão faz parte da intenção de Lula em investir no setor e tem, em Pimenta, a figura de líder e articulador.

Foi nesse encontro que a Abert informou que no momento a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não está realizado a fiscalização das rádios comunitárias. Segundo a Abert, isso estaria acontecendo por vários motivos, dentre eles a violência. E essa questão estaria sendo a grande responsável pelo uso das rádios comunitárias por grupos criminosos, por igrejas evangélicas e até políticos.

De acordo com Pimenta, a pasta já está elaborando uma ação para mitigar esses maus usos. O secretário informou a Abert que o governo iria criar um cadastro para esse canais locais. Esse cadastro serviria para que, em caso de cumprimento de normas, eles recebessem alguns incentivos preparados pela gestão federal. As informações são do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (20):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp