Política

Lula e Arthur Lira se reúnem no Alvorada em meio a tensão entre Congresso e governo

José Cruz/Agência Brasil
Presidente da Câmara mandou recados de insatisfação no discurso de abertura do ano Legislativo  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 09/02/2024, às 09h59   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram nesta sexta-feira (9), no Palácio da Alvorada, em Brasília. A informação é da GloboNews.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp


O encontro entre eles acontece em meio ao acirramento de tensões entre o Planalto e a Câmara, após o discurso do deputado Lira na abertura do ano legislativo. À ocasião, em recado ao governo,  o parlamentar afirmou que o Orçamento é de todos os brasileiros, não só do Executivo, e não pode ficar engessado por "burocracia técnica" e por quem não foi eleito.


Arthur Lira também afirmou que os parlamentares "não foram eleitos para serem carimbadores" das propostas do Executivo, e que o Orçamento da União deve ser construído em contribuição com o Legislativo.


A crítica aconteceu em meio a um embate entre Executivo e Congresso em relação às emendas parlamentares. O governo federal vetou, tanto na Lei de Diretrizes Orçamentárias quanto no Orçamento, trechos aprovados por parlamentares que aumentariam os recursos destinados pelo Congresso a suas bases eleitorais.

Na quinta-feira (9), o presidente Lula comentou as críticas de Lira. Em entrevista à rádio Itatiaia, afirmou que "não é momento de discurso duro", mas que o governo tem que cumprir os acordos feitos com os parlamentares, uma das reclamações do presidente da Câmara.


"Eu devo conversar com o presidente Lira por esses dias e ver o que é que está acontecendo. Estamos chegando no Carnaval, não é momento de discurso duro. Momento de alegria, momento de a gente relaxar um pouco, dançar, gastar um pouco de energia e voltar mais calmo depois do Carnaval. É isso que eu espero, sabe, de mim, do Lira, Pacheco, da classe política", disse.


"O que que eu acho que o Lira pode ter razão. Se o governo fez acordo dentro do Congresso Nacional ou através do nosso ministro de Relações Institucionais [Alexandre Padilha], ou do ministro da Fazenda [Fernando Haddad], fez algum acordo, a gente tem que cumprir. Quando você não cumpre o acordo feito, o resultado é que vai ficar mais caro. Isso eu aprendi há muito tempo", acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp