Política

Lula e Bolsonaro disputam paternidade da transposição do rio São Francisco

Divulgação/Ministério da Integração Nacional
Em ano de eleição, a transposição do rio São Francisco, uma das principais obras da região, tornou-se o troféu mais cobiçado dos presidenciáveis  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ministério da Integração Nacional

Publicado em 17/06/2022, às 07h50 - Atualizado às 09h52   Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

Os presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas de intenções de votos, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), travam uma verdadeira disputa pela paternidade da transposição do rio São Francisco e, consequentemente, os votos da região nordeste do país.

Nordestino, o ex-presidente Lula mantém larga vantagem na preferência do eleitorado na região. De acordo com pesquisa Datafolha, divulgada em maio, Lula tem maior vantagem no Nordeste e entre quem recebe Auxílio Brasil. No quadro geral, Lula pontuou 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro 27%.

Em ano de eleição, a transposição do rio São Francisco, uma das principais obras da região, tornou-se o troféu mais cobiçado dos presidenciáveis. Na manhã desta sexta-feira (17), Jair Bolsonaro usou o Twitter para citar obras atrasadas que foram concluídas em seu Governo, a transposição foi uma delas.

Em seguida, o presidente compartilhou um vídeo publicado pelo o ex-ministro do Desenvolvimento Regional do governo do Paraná, Rogério Marinho. Na legenda, o apoiador do presidente diz que a obra foi concluída por Bolsonaro. “Lula, aceita que dói menos. A transposição do rio São Francisco foi idealizada por Dom Pedro 2°, concluída pelo Presidente Jair Bolsonaro e pertence ao povo Brasileiro! Pra quem quer saber a verdade, aí vai um vídeo bem explicativo:

Em resposta ao presidente, Lula também publicou vídeo no Twitter, reforçando que a obra foi realizada nos governos do PT. "O São Francisco é um rio que agora passa na vida de 12 milhões de brasileiros que, pela primeira vez, tiveram água em suas casas. Os governos de Lula e Dilma fizeram 88% das obras, com extensão de 477 quilômetros". De acordo com o Partido dos Trabalhadores (PT) os governos do partido foram responsáveis por realizar 88% da transposição e Bolsonaro completou apenas os 2,5% finais.

Com o objetivo de reforçar a paternidade da obra, Lula deve incluir em um périplo pelo Nordeste, no mês que vem, visita a trechos da transposição do rio São Francisco, em Pernambuco.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp