Política

Lula enviará representante para posse de Trump; saiba quem

Sérgio Lima
Na ausência do presidente Lula, Maria Luiza Viotti será enviada à cerimônia de posse que ocorre no dia 20 de janeiro  |   Bnews - Divulgação Sérgio Lima

Publicado em 14/01/2025, às 06h54   Rebeca Santos



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não estará presente na posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que ocorrerá na próxima segunda-feira (20). Representando o Brasil, a embaixadora Maria Luiza Viotti, chefe da missão diplomática brasileira em Washington, participará da cerimônia.

Historicamente, o Brasil nunca enviou chefes de Estado para as posses presidenciais norte-americanas. Além disso, a ausência de Lula segue a tradição dos Estados Unidos de convidar apenas chefes das missões diplomáticas para o evento, e não líderes estrangeiros.

Senado Federal

Bolsonaro afirma ter recebido convite para a posse

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ele foi convidado por Trump para a cerimônia de posse. Entretanto, sua participação depende de autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o convite enviado por e-mail, Bolsonaro e um acompanhante foram chamados “em nome do presidente eleito Trump” para a posse e para o tradicional baile inaugural, agendado para o mesmo dia. O cerimonial solicitou uma confirmação de presença, que está condicionada à decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Após ter o passaporte retido por determinação judicial no âmbito das investigações sobre uma possível tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro pediu, na última sexta-feira (10), ao STF, autorização para viajar aos Estados Unidos em 17 de janeiro, com retorno previsto para o Brasil no dia 22.

No sábado (11), Moraes determinou que a defesa do ex-presidente apresente um documento oficial que comprove o convite para a posse. O pedido ainda aguarda análise.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp