Política

Lula escolhe ex-diretor da PF para ser novo subordinado de Rui Costa; saiba detalhes

Leonor Calasans/IEA-USP/Divulgação
Lula deu nova e importante atribuição a Rui Costa, que vai contar com apoio de ex-diretor da PF  |   Bnews - Divulgação Leonor Calasans/IEA-USP/Divulgação

Publicado em 03/03/2023, às 08h46   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deifniu quem será o novo subordinado de Rui Costa (PT), ministro-chefe da Casa Civil e ex-governador da Bahia, na missão de coordenar a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), que foi retirada do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) por determinação de Lula.

O nome escolhido é de um ex-diretor da Polícia Federal, o delegado Luiz Fernando Corrêa, que chefiou a PF no segundo mandato de Lula na presidência. O nome dele foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta (3) e será analisado pelo Senado Federal antes da nomeação.

A confirmação da escolha de Corrêa se dá um dia após governo oficializar a transferência da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para a Casa Civil, retirando-a da responsabilidade de militares.

A Abin é responsável por assessorar o presidente da República por meio da produção de conteúdo de inteligência sobre temas estratégicos internos e externos.

Embora os servidores da Abin estejam satisfeitos com o novo governo uma vez que a ida da estrutura do órgão para o controle civil era uma demanda antiga, a indicação de Corrêa é vista como uma derrota.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, os servidores da Abin sempre defenderam a nomeação de oficiais da própria agência para a direção-geral e criticam a indicação de policiais federais para o cargo, como tem ocorrido na maioria dos últimos governos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp