Política

Lula manda recado para candidatos à presidência da Argentina; saiba o que ele disse

Ricardo Stuckert / Divulgação
O segundo turno das eleições presidenciais no país vizinho acontece no próximo domingo (19)  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 14/11/2023, às 12h01


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu que não deseja influenciar na eleição para escolher o novo presidente da Argentina, que terá o segundo turno realizado no próximo domingo (19). Porém, o petista disse que o país vizinho precisa de um presidente "que goste de democracia, que respeite as instituições e que goste do Mercosul". A declaração foi dada nesta terça-feira (14), em sua live semanal.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A fala soou como uma crítica ao candidato de extrema direita, Javier Milei, que já fez uma série de críticas ao Brasil e ao próprio Lula. O argentino já chamou o presidente brasileiro de "comunista furioso" e "grande corrupto".

"Argentina e Brasil, nós precisamos um do outro, precisamos estar junto, sem divergência. Quando a gente tiver divergência, senta em uma mesa e negocia e acaba com a divergência, foi assim que eu convivi com a Argentina até agora", disse Lula, durante a live.

O petista acrescentou afirmando que Brasil e Argentina são interdependentes, mas que os dois países podem crescer juntos. Apesar disso, Lula fez uma ressalva para a relação entre as nações.

"Para isso é preciso ter um presidente que goste de democracia, que respeita as instituições, que gosta do Mercosul, que gosta da América do Sul, e que pense na criação de um bloco importante", afirmou.

"Só queria pedir para o povo argentino, na hora de votar, pense na Argentina, é soberano o voto de vocês. Mas pense um pouco no tipo de América do Sul que você quer criar, de América Latina que você quer criar e de Mercosul que você quer criar. Juntos seremos fortes, separados somos fracos", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp