Política

Lula pede "nova ordem internacional justa” em evento

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Petista afirma que é preciso resgastar a confiança no multilateralismo através da nova ordem  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 17/11/2023, às 15h20


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Lula (PT) afirmou, na Segunda Cúpula Virtual Vozes do Sul Global, organizada pelo governo da Índia, que as instituições internacionais vivem uma crise de efetividade e credibilidade, não sendo capazes de evitar tragédias humanitárias, como as guerras, a fome e as consequências das mudanças climáticas. A declaração foi feita nesta sexta-feira (17).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Conforme o petista, é preciso "resgatar a confiança no multilateralismo", o que só ocorrerá por meio de uma "nova ordem internacional justa", na qual todos os povos tenham voz.

“As tragédias humanitárias a que estamos assistindo evidenciam a falência das instituições internacionais. Por não refletirem a realidade atual, elas perderam efetividade e credibilidade. Em seu mandato no Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tem trabalhado incansavelmente pela paz. Mas as soluções são reiteradamente frustradas pelo direito de veto”, lembrou Lula.

“Precisamos resgatar a confiança no multilateralismo. Precisamos recuperar nossas melhores tradições humanistas. Nada justifica que as principais vítimas dos conflitos sejam mulheres e crianças. É preciso restituir a primazia do direito internacional, inclusive o humanitário, que valha igualmente para todos, sem padrões duplos ou medidas unilaterais”, continuou Lula. 

Para o presidente, esse objetivo só será alcançado com a união dos países do Sul Global, que não precisam antagonizar com as nações do Norte. “Como Sul Global, nossa intenção não é – e não deve ser – antagonizar o chamado Norte. Mas uma ordem internacional justa exige que todos tenhamos voz. E falaremos mais alto se falarmos juntos”, finalizou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp