Política

Lula pede união e lembra atos antidemocráticos de 8 de janeiro em pronunciamento

Ricardo Stuckert / PR
Segundo Lula, “o ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o país”  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 24/12/2023, às 21h08   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento de cinco minutos na rede nacional de televisão e rádio na noite deste domingo (24). Na oportunidade, o petista pediu a superação das desavenças e lembrou os desafios provocados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Segundo Lula, “o ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o país”. 

Desuniu famílias. Colocou em risco a democracia. Quebraram vidraças, invadiram e depredaram prédios públicos, destruíram obras de arte e objetos históricos. Felizmente, a tentativa de golpe causou efeito contrário. Uniu todas as instituições, mobilizou partidos políticos acima das ideologias, provocou a pronta reação da sociedade”, afirmou.

Além disso, o presidente falou em reconciliação nacional. Ele também usou a fala para reforçar o combate às fake news, à desinformação e aos discursos de ódio. “Fomos capazes de restaurar as vidraças em tempo recorde, mas falta restaurar a paz e a união entre amigos e familiares. Meu desejo neste fim de ano é que o Brasil abrace o Brasil”, disse. 

Que no ano que vem sigamos unidos, caminhando juntos rumo à construção de um país cada vez mais desenvolvido”.

Na ocasião, Lula também fez um breve balanço das ações sociais e econômicas da gestão até aqui, como o programa Desenrola, que facilita a quitação de dívidas, e a retomada dos programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. O petista ainda abordou a aprovação da Reforma Tributária no Congresso Nacional.

A redução do desmatamento na Amazônia e o posicionamento do Brasil na política internacional foram outros pontos abordados. 

Criamos todas as condições para termos uma colheita generosa em 2024. Vamos trabalhar fortemente para superar, mais uma vez, todas as expectativas”, disse.

O presidente passa o Natal com a família no Palácio da Alvorada, em Brasília. Nesta segunda-feira (25), ele vai participar de um almoço com os últimos repatriados que chegaram de Gaza. Lula planeja um recesso entre os dias 26 de dezembro e 3 de janeiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp