Política

Lula pode adotar cuidado extra antes da posse na Presidência; saiba qual

Fernando Frazão/Agência Brasil
Posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acontece neste domingo (1º), em Brasília  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 31/12/2022, às 19h46   Cadastrado por Yuri Abreu



O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ter que adotar um cuidado extra antes da posse, neste domingo (1º), em Brasília. A previsão é a de que o evento tenha início a partir das 14h30, segundo protocolo.

De acordo com a equipe de segurança do petista é possível que ele use colete à prova de balas. Contudo, conforme o jornal O Globo, a decisão será tomada em conjunto, entre o próprio petista e os policiais responsáveis pela segurança dele, horas antes do início do evento.

Outra indefinição gira em torno do desfile em carro aberto da Catedral de Brasília até o Congresso no famoso Holls Royce, como ocorre normalmente, ou se fará o percurso num veículo blindado, o que daria a Lula mais proteção.

Se a primeira opção for a escolhida, o plano de segurança envolve acompanhamento do trajeto por helicóptero, atiradores de elite posicionados em toda a Esplanada, além de agentes da PF cercando o veículo. O percurso será monitorado por drone.

Neste sábado (31), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) acertou os últimos preparativos para reforçar a segurança na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, por onde Lula passará.

Mais cedo, os policiais averiguaram uma suspeita, descartada, de bomba no local. Por volta das 13h, o acesso à Esplanada foi bloqueado, após a polícia receber uma denúncia de suspeita de bomba no local, que se provou alarme falso.

Um pacote embrulhado em um saco de papelão foi localizado em um banheiro químico na altura do prédio do Ministério da Economia. Acionado, o esquadrão anti-bomba da PM isolou a área e iniciou o procedimento para detecção de explosivos, que não foram encontrados. Um robô recolheu o saco, que foi examinado por cinco agentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp