Política

Lula receberá desafeto para conversa no Planalto nesta quarta-feira; saiba detalhes

Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República receberá desafeto para conversa no Planalto após 9 meses  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 26/09/2023, às 19h39


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá, nesta quarta-feira (27), no Palácio do Planalto, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, um dos principais desafetos do petista nesses primeiros nove meses de mandato. O ministro Fernando Haddad (PT), da Fazenda, também participará do encontro, marcado para as 17h30.

Campos Neto tem sido alvo de duras críticas de Lula desde o início do governo, em janeiro. O presidente da República tem reclamado da política monetária aplicada pelo Banco Central, que mantém elevadas as taxas de juros, visando impedir o avanço da inflação no Brasil.

Nas últimas reuniões do Copom (Conselho de Política Monetária), o Banco Central decidiu por quedas da taxa de juros: primeiro, de 13,75% para 13,25%; e, depois, para 12,75%, patamar no qual se encontra neste momento. A mudança, entretanto, ainda é considerada tímida pelo governo, que deseja uma queda mais acentuada da Selic.

Diversas vezes, Lula e outros integrantes do governo sugeriram que a resistência do Banco Central em diminuir os juros teria relação com a preferência política de Campos Neto, que foi indicado para o posto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a assessoria do Planalto, o encontro, que já consta na agenda oficial do presidente Lula, foi marcado a pedido de Campos Neto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp