Política

Lula revela o que conversou com Biden durante encontro nos EUA; confira

Ricardo Stuckert/PR
Presidente do Brasil esteve nos Estados Unidos nesta sexta-feira (10) e se encontrou com Joe Biden na Casa Branca  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR
Daniel Brito

por Daniel Brito

[email protected]

Publicado em 10/02/2023, às 21h09


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou o que conversou nesta sexta-feira (10) com o presidente do Estados Unidos, Joe Biden, durante visita ao país. 

Em entrevista coletiva concedida a jornalistas na saída da Casa Branca, sede do governo estadunidense, Lula afirmou que discutiu com Biden sobre "vários problemas de interesse dos Estados Unidos e do Brasil, tanto no campo da igualdade social, na igualdade racial, quanto no campo da democracia, da energia limpa e da questão climática".

"Penso que todo mundo sabe da importância de uma boa relação entre Brasil e Estados Unidos, seja a relação do ponto de vista econômico e comercial, do ponto de vista político, cultural. É muito importante que estejamos juntos e eu tenho certeza que os Estados Unidos, através do presidente Biden, estão muito convecidos da necessidade de ajudar o mundo a ser cuidado com um pouco mais de carinho, sobretudo os países que ainda têm muita reserva florestal, como os da América do Sul, o Brasil, o Congo e outros países africanos", contou.

Ao ser questionado pela imprensa, Lula afirmou que não conversou especificamente sobre o Fundo Amazônia, mas pontuou que discutiu a necessidade de países ricos financiarem ações de preservação do meio ambiente em países emergentes.

"Discuti a necessidade dos países ricos assumirem a responsabilidade de financiar todos os países que têm florestas. Só na América do Sul, além do Brasil, temos Equador, temos a Colômbia, temos Peru, temos Venezuela, temos as Guianas, temos vários países que temos que cuidar", acrescentou.

Outro ponto que esteve em pauta durante o diálogo, segundo Lula, foi a guerra na Ucrânia. Ele afirmou que propôs a criação de um grupo de países para buscar a paz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp