Política

Lula revela qual medida vai aplicar caso Trump taxe o aço brasileiro

Ricardo Stuckert/Redes Sociais/reprodução
Lula falou pela primeira vez desde que os Estados Unidos anunciaram tarifas de 25% para importações de aço  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Redes Sociais/reprodução

Publicado em 14/02/2025, às 11h42   Rebeca Santos



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (14) que, caso os Estados Unidos imponham tarifas sobre o aço brasileiro, o governo brasileiro adotará medidas comerciais em resposta ou levará o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC).

A fala ocorreu após o presidente dos Estados Unidos confirmar a aplicação de tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio. Lula fez a declaração em entrevista à Rádio Clube do Pará, onde cumpre agenda ao longo do dia.

“Se eles taxarem o aço brasileiro, vamos reagir comercialmente, denunciar na Organização Mundial do Comércio ou taxar os produtos que importamos deles”, afirmou Lula.

Atualmente, o Brasil é o segundo maior fornecedor de aço e ferro para os Estados Unidos, alcançando uma participação recorde no mercado. Em 2024, os EUA compraram US$ 4,67 bilhões (aproximadamente R$ 27 bilhões) em produtos do setor de aço e ferro do Brasil.

No ano passado, o Brasil foi responsável por 14,9% das exportações globais desse grupo, ficando atrás apenas do Canadá, que deteve 24,2% desse mercado.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp