Política
Publicado em 01/11/2023, às 19h32 Cadastrado por Edvaldo Sales
Um projeto de lei que estabelece regras para o refinanciamento de dívidas para alunos financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (1º) e prevê desconto de até 100% em juros e multas.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp
De acordo com O GLOBO, uma cerimônia fechada foi realizada no Palácio do Planalto e na ocasião a sanção sem veto aconteceu. Atualmente 1,2 milhão de contratos estão inadimplentes no âmbito do Fies, segundo o governo. No total, o saldo devedor é de R$ 54 bilhões.
Contratos firmados até o fim de 2017 que tenham débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023 podem ser refinanciados.
Estudantes que tenham débitos atrasados em até 90 dias terão desconto de até 100% nos juros, mais até 12% no valor principal da dívida caso o pagamento seja feito à vista. Além disso, a dívida pode ser paga em até 150 parcelas, com 100% de desconto nos juros, mas sem o abate no valor principal.
De acordo com Camilo Santana, ministro da Educação, "o aluno que ainda esteja no curso ou que já se formou e está devendo poderá ter desconto de 100% dos juros e multas que estão devendo".
Ver essa foto no Instagram
Já os estudantes inscritos em programas do CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal ou que tenham recebido Auxílio Emergencial até 2021 terão descontos de até 99% em débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, caso o pagamento seja feito à vista.
Ademais, no caso de estudantes com débitos vencidos em até 360 dias que não estejam inscritos no CadÚnico nem recebido Auxílio Brasil em 2021, haverá descontos de até 77% do valor do montante total da dívida, caso ela seja quitada integralmente.
Classificação Indicativa: Livre