Política

Lula tem dívida bilionária para cobrar da Venezuela; saiba detalhes

Foto: Ricardo Stuckert
Dívida bilionária é fruto de empréstimo feito em período de Lula e Dilma na presidência  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 13/12/2022, às 08h22   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai precisar cobrar uma dívida bilionária de um país presidido por um de seus aliados na América Latina: a Venezuela, presidida por Nicolás Maduro.

A dívida é fruto de um empréstimos feitos pelo Brasil ao país vizinho via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras e serviços prestados por empreiteiras brasileiras como a Odebrecht e Andrade Gutierrez.

Em entrevista ao apresentador Ratinho durante a campanha eleitoral, Lula tinha defendido os empréstimos concedidos para empresas brasileiras fornecerem obras e serviços a outros países da América Latina. Questionado sobre os calotes, ele afirmou que "todo mundo paga, você pode ter dificuldade aqui ou ali, mas todo mundo paga”.

A dívida com a Venezuela gira em torno de 1,14 bilhão de dólares, ou R$ 6 bilhões ao câmbio de hoje, que vem sendo cobrada pelo governo brasileiro a cada três meses pelo menos desde 2020, sem nenhum sucesso.

Segundo a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, o valor exato do débito venezuelano com o Brasil é de US$ 1,114.502.940,35.

Ainda de acordo com a coluna, entre as obras e serviços fornecidos à Venezuela que o tesouro brasileiro teve que pagar estão as três linhas do metrô de Caracas e uma do metrô de Los Teques, obras que a Odebrecht deixou incompletas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp