Política

Lula tem planos para 'atrapalhar rotina' de CAC's, diz ministro; saiba mais

Foto: Reprodução/Instagram/@jairbolsonaro
Após conversa com policiais civis com Moraes, Lula traçou planos para rotina de CAC's  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/Instagram/@jairbolsonaro

Publicado em 13/12/2022, às 10h47   Cadastrado por Vinícius Dias



Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem planos para regular o funcionamento de clubes de tiro e isso impacta diretamente na rotina dos chamados CAC's (colecionadores, atiradores desportivos e caçadores).

A medida foi uma demanda de policiais civis após reunião com o Ministro do STF e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Alexandre de Moraes em setembro. A categoria pediu para que a Suprema Corte proíba o funcionamento 24h de clubes de tiro.

Anunciado como futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, o senador eleito Flávio Dino (PSB) foi quem deu a notícia sobre os planos de Lula durante entrevista ao jornal O Globo. A expectativa é que o governo Lula elabore, já nos primeiros meses, uma regulação rígida para o funcionamento dos clubes de tiro.

“É preciso que haja regulação. Um clube de tiro tem que ter fiscalização, porque é uma atividade de altíssimo risco. (...) Os clubes de tiro têm que ser regulados, com uma regulação firme e clara: fixar horários, cadastro público de quem frequenta, colocar fim ao funcionamento 24 horas, porque isso não faz sentido e é perigoso para a sociedade", disse Dino em entrevista.

Segundo os policiais, muitos atiradores desportivos, quando abordados, têm usado a desculpa de que estão a caminho de clubes de tiro. Dessa forma, burlam a lei e circulam armados o tempo todo. A atual legislação determina que os CAC's só portem arma no caminho entre suas residências e os clubes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp